quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Oliveira, Vitor Marinho / O labirinto / O que é educação física - São Paulo: Brasiliense, 1943.

Resumo
Cidmar Neves
O autor mostra por um objetivo que na educação física, a ginástica assimula uma simétria fisiológica da vida orgânica.
Antes do século XIX, a ginástica na educação física era tido como uma capacidade, prevendo efeitos dos exercicíos corporais. Ja com o passar do tempo a ginástica foi sendo atividade física que provocaria modificações no corpo humano.
A educação física hoje tem muito haver com a médicina, como relata o autor no texto, sobre a saúde, anatômia, fisiologia e outras, o autor relata também uma cultura corporal e uma cultura espiritual que a educação física promove no ser humano.
Numa visão do esporte na educação física é sitado como um lazer pra sobrevivência do atleta que está participando simutaneamente de uma competição "jogo", no outro lado com a política o exemplo dos jogos olimpicos na antuiguidade grego romana que era tido como um grande exemplo na sociedade . Consequêntimente identificada com as ciências humanas e socias, a educação física assume uma postura pedagógica-social que lhe confere uma dignidade insuparavél.
graduando no 1º semestre do curso de licenciatura em Educação Física da Unirb, matutino, orientado pelo Professor Renato Isidoro da disciplina Fundamentos e Concepção da educação Física.

Um comentário:

Fundamentos e Concepções Educação Física Esporte disse...

Prezado Cidmar,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Esboçando uma visão geral de seu texto, ele se aproxima muito de um resumo quanto ao terceiro critério, sendo que você não cumpre, por outro lado, os dois primeiros. Você sacou os elementos principais do texto sem entrar em detalhes. Contudo, você comete alguns equívocos conceituais e se contradiz nas afirmações. Por exemplo, não dá para compreender o que você quis dizer com: “O autor mostra por um objetivo que na educação física...” Esse, “por um objetivo”, está confuso. Reveja. Na seqüência, você fala da “simetria fisiológica e orgânica”, sem, contudo, expor em que contexto o autor coloca essa característica da ginástica. Isto é, essa característica o autor atribui à ginástica grega, conforme Platão. Na seqüência, tem outra parte que fica confusa: “a ginástica na educação física era tida como uma capacidade...” Não sei o que quis expressar do texto com essa palavra “capacidade”. Reveja. Depois você completa dizendo apresentar uma idéia diferente da ginástica. No entanto, você diz a mesma coisa duas vezes. Ou seja, a ginástica que prevê “efeitos dos exercícios físicos” é o mesmo que dizer a ginástica que “provocaria modificações no corpo humano”. Entendi que você identificou a primeira assertiva com a “ginástica grega” e a segunda com a “ginástica moderna”. Contudo, não é nisso que elas se diferenciam. Mas sim, no fato da primeira ter uma perspectiva médica mais abrangente e a segunda uma perspectiva médica mais restrita. No parágrafo seguinte você diz que “A educação física hoje tem muito a ver com a medicina...” Perceba o equivoco. Concordo que ela tem suas relações com a medicina, mas o autor fala disso em relação à Grécia e à Modernidade do século XVIII e XIX. Quando você vai falar do esporte, fica um pouco incompleta a idéia do autor. Este fala do esporte em seu sentido original muito próximo do jogo e depois fala do esporte como que transformado pelo profissionalismo, como uma forma de se utilizar o lúdico do esporte com outros interesses. Conseqüentemente, você não expõe as idéias do autor sobre o jogo propriamente, quando ele pergunta: “Educação física é jogo?” Quanto à sua exposição sobre a política, o autor não diz bem isso, que os jogos da Antiguidade eram tidos como um grande exemplo na sociedade, mas sim, ele diz da possibilidade de o esporte ser usado e manipulado segundo interesses políticos. Abaixo ofereço uma forma de se iniciar um resumo. Para completá-lo, você utilize seu resumo mesmo, seguindo meus comentários.

“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.

Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.